Diretor Técnico

Dr. Carlos Elias de Freitas








Atuação

FILOSOFIA DE TRABALHO


Não existe parte alguma do corpo mais querida a alguém do que sua própria face. Por ela se iniciam a respiração e a nutrição. Seus sentidos são os meios maravilhosos pelos quais se descobre a singularidade de ser no grande universo. A configuração das feições, as quais tem despertado tão insistentemente as criações incomparáveis de escultores, pintores e poetas, é o que nos faz ser nós mesmos. As linhas incessantemente móveis do semblante ocultam ou revelam o trabalho recôndito do espírito.

Ao longo destes 25 anos, o Dr. Carlos Elias tem sido um guardião desta parte tão divina do nosso corpo. Neste período tem sido centenas/milhares de pacientes tratados e/ou operados pelas mais diversas afecções maxilo-faciais tais como traumatismos corto-contusos e fraturas desde as mais simples até as múltiplas e mais complexas; anomalias morfofuncionais maxilo-faciais tratadas por meio de cirurgia ortognática ou por meio de reconstruções de atrofias ósseas severas utilizando enxertias ósseas e implantes ósseos; tumores benignos maxilo-faciais extirpados com segurança e as perdas de substância reconstruídas com as mais modernas técnicas e biomateriais. Além disso, por ter a maior experiência da Bahia nas técnicas mais modernas para o tratamento dos traumatismos maxilo-faciais complexos, o Dr. Carlos Elias tem sido constantemente procurado para a resolução de enfermidades mais severas, sendo que tal situação tem levado o mesmo a ser pioneiro na Bahia e no Norte-Nordeste, em diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento reparador morfológico e funcional de centenas de doentes da Bahia e até mesmo de outros estados do Brasil.

Uma área específica de atuação, em que o Dr. Carlos Elias tem aplicado um tratamento diferenciado e humanizado, relaciona-se aos pacientes portadores de anomalias morfofuncionais maxilo-faciais, tipo prognatismos maxilares, assimetrias, etc., e que são submetidos a cirurgia ortognática. O planejamento do tratamento é feito baseado nos mínimos detalhes das características individuais de cada paciente, incluindo o perfil psicológico do mesmo, já que muitas vezes estas cirurgias provocam grandes mudanças faciais, que podem ser direcionadas para uma ou outra parte da face de acordo com as necessidades técnicas do caso, porém sem desconsiderar a opinião do paciente e até mesmo dos familiares. A partir deste momento os detalhes da cirurgia são definidos com antecedência e o paciente vai para a sala de cirurgia com a segurança de que um tratamento bem planejado e individualizado será executado, porque toda cirurgia é como se fosse primeira, executada pelo Dr. Elias com a mesma concentração, interesse e cuidado ao fazer.

A dedicação incondicional ao paciente, o tratamento diferenciado e humanizado como se toda cirurgia fosse a primeira, sempre executada com a mesma concentração e cuidado ao fazer, e a busca incessante pela excelência dos resultados são os pilares da atuação profissional do Dr. Carlos Elias.



Currículo

BIOGRAFIA RESUMIDA


O Dr. Carlos Elias De Freitas iniciou os seus estudos em Cirurgia & Traumatologia Buco-Maxilo-Facial(CTBMF) no ano de 1987 até 1989, no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ. Em seguida estes estudos continuaram de 1990 até 1993, na “The University of Texas – Southwestern Medical Center at Dallas – Parkland Memorial Hospital – USA” quando ao final deste período se tornou especialista pela referida instituição, que tem sido responsável pela formação de vários dos maiores expoentes da especialidade nos Estados Unidos.

Atualmente o Dr. Carlos Elias divide o dia a dia entre os atendimentos no consultório particular e cirurgias nos principais hospitais particulares de Salvador, com as atividades de Professor de CTBMF da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Hospital Geral Roberto Santos- Residência em CTBMF e Professor de cirurgia ortognática do Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia e do Curso de Especialização em Ortodontia da ABO-BA. Além da intensa atividade acadêmica e clínica cirúrgica particular o Dr. Carlos Elias ainda dedica parte do seu tempo aos serviços públicos hospitalares. O Dr. Carlos Elias foi o primeiro cirurgião concursado empossado na especialidade de CTBMF pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, exercendo as suas atividades como cirurgião plantonista do Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador-BA.

É também Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, já tendo sido conselheiro titular do Colégio Brasileiro de CTBMF no durante o biênio 2007-2009. Tem sido “International Faculty Member” da AO/ASIF – a qual é sediada em Davos – Suíça (Associação para o Estudo da Osteossíntese/Associação para o Estudo da Fixação Interna), desde quando foi formado o primeiro grupo de professores brasileiros convocados para o grupo de professores internacionais da AO/ASIF. A AO/ASIF é reconhecida por todos como a mais importante instituição mundial, em pesquisas, desenvolvimento e melhoramento das técnicas de tratamento das fraturas e doenças musculoesqueléticas em geral.

Além disso o Dr. Carlos Elias tem uma intensa atuação científica nacional e internacional há muitos anos, já tendo ministrado cursos e conferências nos mais importantes eventos Brasileiros, e em vários países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Dentre as mais recentes participações internacionais destacam-se ter sido um dos professores conferencistas convidados em Dezembro/2006 do “AO/ASIF Maxillofacial Course, em Davos, nos Alpes Suíços, A Fundação AO/ASIFAssociação para o Estudo da Fixação Óssea, sediada em Davos – Suíça. O diferencial deste convite é que apenas 2 cirurgiões buco-maxilo-faciais brasileiros (ambos do estado de São Paulo) haviam sido convidados até então, para ministrar aulas neste curso.

Em Dezembro de 2008, participou também como único professor convidado estrangeiro e representante da América do Sul ministrando aulas práticas e teóricas no Curso: “Principles of Operative Treatment of Craniomaxillofacial Trauma and Reconstruction”, tendo ministrado a aula Fraturas Complexas do Terço Médio da face e Fraturas Panfaciais, incluindo a mandíbula: seqüência de tratamento, fixação e técnicas de reconstrução. Trata-se do tema mais complexo e abrangente do Curso, cuja relevância fica ainda mais significativa porque C.E.F., passou a ser um dos pouquíssimos cirurgiões brasileiros e primeiro do Norte e Nordeste a participar como professor convidado do Curso Anual da Fundação AO/ASIF nos Estados Unidos da América.






Endereço

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, Centro Médico Hospital da Bahia, Ala Diamante – Sobreloja – Salas 118 à 120, Pituba – Salvador – Bahia – Brasil


EMERGÊNCIA 24H

Dirija-se a Emergência do Hospital da Bahia.



MARCAÇÃO

(71) 3331-9590
(71) 3018-4501
(71) 999 133 999



Siga-nos

Entre em contato também por nossas Redes Sociais.



Copyright Clínica Reface 2013. Todos os Direitos reservados.